10 de junho de 2013

Sereias

No post de hoje traremos um dos mitos mais famosos de todos os tempos: as místicas sereias!



Na mitologia grega:

Na mitologia grega as sereias eram criaturas de extraordinária beleza e de uma sensualidade irresistível. Quando cantavam, atraíam os navegantes que não conseguiam pelejar contra seu poder de sedução. Obcecados por aquela melodia sobrenatural, os pilotos arremessavam seus navios contra as rochas da ilha, naufragavam, e as sereias devoravam os tripulantes. Os gregos relatam que apenas dois conseguiram vencer o encanto de inimigas tão terríveis. Orfeu, o deus mitológico da música e da poesia, encontrou um recurso. Quando sua embarcação aproximou-se de onde estavam as sereias, ele salvou seus parceiros, tocando uma música ainda mais doce e envolvente do que aquela que vinha da ilha. A outra solução foi encontrada por Ulisses. O herói da Odisséia não possuía talentos artísticos. Sem dons, sabia que não venceria as sereias. Reconhecido de sua fraqueza e falibilidade, concebeu outro plano. No momento em que sua embarcação começasse a se aproximar da ilha sinistra, mandaria que todos os homens tapassem os ouvidos com cera e que o amarrassem ao mastro do navio. Depois que encarou sua fraqueza e incapacidade de enfrentar as armadilhas das sereias, rumou para a ilha conforme o plano. Do mesmo modo, deu ordem aos tripulantes: mesmo que implorasse para que o soltassem, as cordas deveriam ser apertadas ainda mais. Quando chegou a hora, Ulisses foi seduzido pelas sereias como previra, mas seus marinheiros não o libertaram. Quase louco, pedindo para ser solto, passou incólume pelo perigo. O relato mitológico termina afirmando que as sereias, decepcionadas por haverem sido derrotadas por um simples mortal, afogaram-se no mar. O que salvou Ulisses não foi a percepção de sua superioridade, mas a consciência de sua fragilidade.
 


Oriente Médio:

Segundo Diodoro Sículo,havia uma deusa chamada Darketo que amou um pastor mortal e com ele teve uma filha que se chamaria Semíramis,com vergonha de seus atos com o mortal ,Atargátis pulou em um lago e se transformou em um peixe com cabeça e pernas humanas que mais tarde seria chamado de sereia igual ao deus da babilônia.

Inglaterra:

As sereias apareceram nos mitos da Inglaterra como seres que previam desastres e que também provocavam desastres,elas podiam dar sinais de um tempo ruim que esta por vir e também podiam usar alguns meios de cura em humanos uma raça que nos mitos da Inglaterra se pareciam com as serias eram os tritões que no caso seriam mais feios e selvagens,mas que não se interresavam por humanos,as sereias eram descritas como seres que falavam aos navios que ja estavam condenados que ele nunca mais chegariam a ver terra novamente.

Brasil:

Nos mitos brasileiros a presença das sereias foi um produto de misturas com as lendas de sereias das  lendas européias que ocorreu em meados do século XIX.Essas sereias eram seres que cantavam aos navios para seduzirem os navegadores e pescadores para que ficassem apaixonados pelo canto e com isso os navois fossem a naufragio

 



Saindo um pouco do contexto de mito, existe um vídeo no youtube, muito popular, onde se afirma que os pescadores do barco, pegaram uma sereia em sua rede.
Há muitos que acreditam na imagem, e outros que afirmam que é pura montagem. Mas vai de você, dizer que pensa a respeito!




--

Esse foi o post de hoje obrigado e espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.