28 de junho de 2013

Seres Mitológicos - #2

Hello, vi que o Felipe fez um post sobre seres mitológicos, mas achei que continha apenas alguns desses seres, e como nós sabemos existem vários. Então, porque não fazer disso uma série do blog? Já partindo dessa ideia, essa será a segunda parte do post, que por enquanto conta apenas com monstros da mitologia grega, podendo nas próximas edições, apresentar seres de outras mitologias, como a nórdica, por exemplo. Anyway, vamos ao que interessa, que são os seres :D

Manticora

 

Manticora, um ser com rosto e orelhas humanas, olhos glaucos (azuis, verdes ou cinzentos), uma tripla fileira de dentes afiadissimos, um corpo de leão (geralmente de cor avermelhada), e sua "voz, uma mistura de trombeta com uma flauta de Pã, e cauda de escorpião (às vezes descrito como cauda de dragão e espinhos). Algumas outras descrições, ainda incluem asas, porém não faz parte da concepção originalmente criada. Seu nome na verdade é "maRtícora", do grego martikhoras, palavra deverivada do persa marlya (homem) e xvar (comer), literalmente, "devorador de homens".


Leão de Neméia 

 

O Leão de Neméia, filho de Equidna e Ortro, irmão da Esfinge, era invulnerável e de tamanho colossal para um ser de sua "espécie". Euristeu, por ver o quanto o monstro devastava os territórios de Neméia, perto de Micenas e Corinto, mandou que Héracles o destruisse. E assim o vez, tentou primeiramente atacá-lo com uma clava, sem sucesso, depois com flechas, e não obtinha sucesso... Então, em um ataque súbito, o atacou diretamente, prendendo-o em seus braços e apertando-o até que o mesmo morre asfixiado. Após matá-lo, Herácles retirou sua pele com suas próprias garras, e a vestiu como um troféu.


Tifon

 

Gaia, inconformada por seu fracasso em atacar o olímpo com seus gigantes (gigantomaquia), fez uma última tentativa: uniu-se a Tártaro, outro deus da "1ª geração", e gerou Tífon. Hesíodo em sua obra o descreveu para nós: braços poderosos, pés infatigáveis, cem cabeças de serpente com línguas negras e olhos que expeliam fogo, e de todas as cabeças saiam simultaneamente terríveis sons. Ainda antes de Zeus, Tífon teve tempo de gerar alguns monstros, unido a Equidna: Ortro, Cérbero, a Hidra de Lerna e a Quimera.

Zeus, com muita dificuldade, em uma batalha que fez estremecer todo o mundo, conseguiu derrotá-lo, atirando-o ao tártaro, assim como os gigantes. Gaia, enfim, desistiu de tentar destruir o Olimpo.

É isso galera, até a próxima! 

Um comentário:

Obrigado pelo comentario.