14 de março de 2013

Dragões


Hoje vamos falar um poucos sobre dragões! Uma das criaturas mais fascinantes criadas pela imaginação do homem, ou será que nunca foi imaginação? Bom, isso vai de cada um...

Muitas vezes eles (os dragões) são considerados como deuses, mas também podem representar as forças do mal, dependendo da região e/ou religião da lenda. Alguns estudiosos acreditam que esses seres mágicos que surgiram nessas lendas foram inspirados em animais de verdade, como: serpentes, crocodilos, lagartos e até fósseis de dinossauros.

Dragão no Egito...

Durante um certo período no Egito antigo, o lendário dragão Apep, era considerado um terrível representante das forças das trevas e do submundo.
Dizem que todos os dias o deus do Sol, Rá, atravessava os céus e ao entardecer entrava com seu barco sagrado no submundo, onde tinha de enfrentar Apep, que tinha a forma de uma gigante serpente marinha.
Rá sempre vencia o dragão e por isso na manhã seguinte o sol aparecia de novo no céu. Quando a batalha se prolongava, tudo ficava escuro e assim os egípcios explicavam os eclipses solares. Como era muito forte, mesmo depois de vencido pelas forças do sol, Apep voltava a vida e atacava novamente na escuridão. Pouco antes de Rá ser sucedido por Hórus, o mesmo o trancou no Duat junto com a deusa Bastet, em uma luta eterna, para que nunca mais saísse.


Na Antiga Grécia...

Foram os gregos que criaram a palavra drakon, que depois deu origem ao nome dragão em várias línguas, como em português.
Uma das feras mais temidos nas histórias gregas era Ladon, um dragão de 100 cabeças, que nunca dormia e tomava conta das maçãs douradas de Hera, a rainha dos céus. Segundo uma lenda, o heroi  Héracles (Hércules) em uma de suas tarefas dos "Doze Trabalhos", teria de roubar uma maçã da dita árvore. Para isso ele teria de vencer o dragão, que, como dito, era o seu guardião.
Ele acaba pedindo ajuda a Atlas para vencer a fera e mata o dragão com uma flecha. Quando Hera encontra Ladon morto, sente pena dele e o transforma em um conjunto de estrelas, que é conhecido como a constelação de dragão.

Na Idade Média... 

As histórias de dragões perversos eram comuns na Europa, diziam que essas criaturas tinham mais de 20 metros, moravam em cavernas ou florestas escuras, tinham escamas verdes ou cinzentas pelo corpo, e uma grande cauda pontuda que funcionava como um chicote contra os inimigos.
Habilidosos e ágeis, os dragões podiam voar e lançar fogo pela boca ou pelo nariz. Com seus poderes, atacavam vilas, roubavam princesas e desafiavam os mais valentes cavaleiros, que podiam ser devorados com espada e tudo.
Segundo algumas lendas, os dragões eram muito inteligentes, trocavam suas vítimas por tesouros e eram capazes até mesmo de falar. Como viviam por mais de mil anos, eram considerados praticamente imortais e invencíveis.

Na China..

Os dragões eram considerados mensageiros dos deuses, que representavam o paraíso e viviam em palácios no mar. Há vários tipos de dragões chineses, com formas e tamanhos diferentes, mas todos representam a beleza, a sorte e o poder.
Chamado de lung, o dragão chinês aparece em lendas de várias tribos antigas do país e pode estar ligado a diferentes forças da natureza. Eles era um ser mágico que controlava o mar, as cachoeiras, os rios, tempestades e até as chuvas. Por isso eram importantes para a vida dos humanos. Em cada região, ganharam características e poderes especiais: podiam ter asas, várias cabeças e serem de muitas cores diferentes e tinham poderes mágicos. Por um tempo foram até usados como símbolo do imperador.
Até hoje, os chineses usam a figura do dragão em muitas de suas festas, principalmente na de Ano Novo e muitos mantém sua crença no poder desse animal mágico, que faz parte também do horóscopo chinês.

Enfim...

Há muitas outras lendas de dragões em todo mundo, como as das tribus antigas que abitavam a região do México, os australianos... Há também os da mitologia nórdica, Fafnir e Jormungand...
Enfim, muitas históris e muitas lendas a cerca desses seres maravilhosos e fascinantes.
Dragões tem muitas referências em filmes, seriados, games e afins, como vocês próprios devem saber. E convenhamos, que em cada um desses segmentos que eles aparecem, o trabalho feito se torna ainda mais lindo e criativo aos olhos do público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.