7 de maio de 2016

A História da Música Pop

A música pop, desde seu inicio é considerada o ritmo jovem, por ser dançante, sexy e ainda poder conter elementos de outros vários estilos musicais, desde o rock até o rap.

O gênero teve seu começo do soul e do country, ainda antes dos anos 50. Mas apenas dessa década (de 50) é que começou a se difundido pela população, e foi daí que surgiu o termo "música pop". Centrada muitas vezes em apenas ser comercial, com letras fáceis de cantar e ritmo dançante, acabou caindo fácil no gosto das pessoas.

Nesta década, quando também surgiu o rock, sua versão mais agressiva e agitada, o pop não teve tanto destaque, pois muitos outros ritmos e estilos acabaram por surgir ao mesmo tempo. Como o hip-hop e o punk, nos anos 70.



Sua explosão mesmo veio nos anos 80, quando finalmente difundida dos outros ritmos, tornou-se um único estilo. A partir daí, vieram vários artistas de grande sucesso e reconhecimento. Tais como: Michael Jackson, Madonna, David Bowie, Bee Gees, Britney Spears, Spice Girls...

Falando agora um pouco mais adentro, década por década, em cada uma delas tivemos alguma evolução para chegarmos até o que hoje chamamos de pop.
Como já falado, na década de 50, o ritmo disco surgiu como uma contraparte do rock, sendo considerado um estilo mais "adocicado" do mesmo. Alguns artistas do rock daquela época, ainda tinham algumas facetas do estilo pop, como Elvis Presley e The Beatles; assim continuou por toda a década de 60.
A década de 70, trouxe um movimento mais forte das músicas disco, que virou febre em todas as baladas e discotecas da época, e foi formando base para o que viria nos anos 80..
Ainda na segunda metade dos anos 70, foi quando surgiram o punk e o  hip-hop, trazendo consigo um impacto a ponto de finalmente se fazer distinguir o que hoje conhecemos por gêneros separados, que são o rock e o pop.


Adentrando nos anos 80, logo em seu ínicio, tivemos o lançamento do álbum pop mais vendido de todos os tempos: "Thriler", de Michael Jackson. Uma verdadeira febre entre os americanos, que logo chegou aos demais continentes, alavancando o gênero pop para o que conhecemos hoje, além de ter introduzido um novo tipo de dança, o seu famoso "moonwalk". No ano seguinte, tivemos então o "debut" de Madonna, que também foi estrondoso, o que a rendeu o trono de rainha do Pop. Ela abriu caminho para outras artistas pop que viriam posteriormente, como Cindy Lauper, Britney Spears e Christina Aguilera.


O alcance do gênero pop a partir dos anos 80 foi tão poderoso que atingiu boa parte das canções produzidas por grupos ligados ao rock e ao pós-punk. Neste caso, enquadram-se vários sucessos de grupos e artistas daquela década como New Order, Duran Duran, Tears for Fears, Prince, Phil Collins  e Soft Cell.
No Brasil, o fenômeno da música pop foi decisivo na renovação da música jovem e influenciou o pop-rock dos principais grupos da época como Blitz, RPM, Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, Os Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, entre outros.
O sucesso foi tão grande do gênero, que o mesmo ajudou a reerguer a industria fonográfica, trazendo uma nova visão de marketing e como conseguir uma supremacia em vendas usando um gênero mais "pop".

Após isso, chegamos as décadas de 90 e 2000, onde surgiram boybands e girl groups e as "pop princess". Nessa parte, com o gênero já consolidado, não só em fãs, mas como em marketing, passa-se então a dizer que o pop sempre foi feito para ser comercial e atender a todos os gostos.
No Brasil também tivemos algumas versões deste tipo de grupos e artistas, como Rouge, Broz e Kelly Key. O sucesso deles também foi grande no país, fazendo com que surgissem outros artistas tentando o mesmo segmento, mas que infelizmente não obtiveram o mesmo sucesso e reconhecimento.
E mais recentemente, a exploração do mercado da música, por meio do gênero pop, fez com que não só americanos e latinos alcançassem a fama: agora o J-Pop e o K-Pop, respectivamente pops de Japão e Coréia do Sul, começaram a ganhar destaque.Principalmente o k-pop por uma música do cantor Psy, que foi uma febre no youtube e trouxe consigo fãs mais antigos e novos fãs dos gêneros.

Em resumo, podemos dizer que o Pop surgiu como uma forma de se vender música agradável para todos os tipos de pessoas, dos mais diversos gostos, por ser tão maleável a ponto de conseguir unir rock, jazz, rap e vários outros gêneros num ritmo só.

Abaixo deixo para vocês uma playlist com músicas essenciais do pop!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.