15 de abril de 2016

Studio Ghibli - Parte 1

A escolha desse post foi uma das mais difíceis até hoje, pois já perdi a conta de quantas vezes parei de escrever, mas algumas coisas que li nos últimos dias me motivaram, pelo forma que os textos estavam escritos, você conseguia sentir o quanto a pessoa se dedicou a escrever e isso fez com que eu quisesse passar o mesmo, talvez eu não consiga, mas acredito que tentar não me causára nenhum mal. Bom o post de hoje é uma coisa que uma pessoa aqui do blog me apresentou e fez com que eu virasse um "fã", eu curto muito as bizarrices apresentada pelo Studio, mas bizarrices no bom sentido, espero que vocês curtam e quem sabe possam gostar tanto quanto eu. Essa primeira parte vai ser mais focada em como foi criado e quem às fez e também com algumas das obras, já as animações em sí e curiosidades ficam pra parte 2.


Hayao Miyazaki e Isao Takahata são considerados os pais do Studio Ghibli, eles se encontraram numa produção de anime (Heidi Arupusu no Shoujo Haiji) no ano de 1974, ambos faziam coisas relacionas a produção de animes, Hayao estava trabalhando em layout, desenhando cada episódio detalhadamente, já Isao estava dirigindo alguns animes. Nessa "reunião" os dois viram que para fazer um anime completo e em alta qualidade eles precisariam de tempo e muita vontade, além de que se criassem um studio próprio não teriam a pressão que é imposta nas séries de Tv e foi assim que ambos criaram o Studio Ghibli no ano de 1985, mas antes precisaram de uma ajudinha de outra pessoa, esse chamado Toshio Suzuki.







Hayao Miyazaki
05/01/1941(75 anos)





                                                                                          
                                                                                          Isao Takahata
                                                                                          29/10/1935(80 anos) 








Toshio Suzuki
19/07/1948/(67 anos)







Depois desses encontros foi criado esse Estúdio magnfíco, a primeira animação que produziram foi Tenkû no shiro Rapyuta(Laputa: O castelo do céu), no ano de 1986 e  levou 775 mil pessoas no cinema, sendo um sucesso de várias formas, mas o princípal sucesso foi de  bilheteria e as críticas super positivas que eles receberam. Dois anos depois o Studio veio a supreender a todos de novo, pois além de serem duas obras primas elas seriam lançadas quase que juntas e ninguém conseguia acreditar que por serem duas teriam a mesma qualidade que a primeira animação, mas eu tenho total certeza que menosprezaram o Studio, pois eles fizeram o que para muitos são as duas melhores até os dias de hoje, a primeira entre essas duas é a animação  que é  bem conhecida no Brasil e se chama Tonari no Totoro (Meu vizinho Totoro)  que foi dirigída por Hayao e a outra Hotaru no haka(Túmulo dos vagalumes) que foi desenhada pelo Isao, são tão respeitadas e tiveram tanta fama que o personagem princípal do Tonari no Totoro virou o logo do Studio Ghibli. A renda que essas duas animações trouxeram  foi a melhor coisa que podia ter acontecido para os Três, com a renda eles podiam investir mais e mais na próxima animação, que levou ao cinema nada mais nada menos que 2,64 milhões pessoas ao cinema, a animação que fez isso foi Majo no Takky?bin( O serviço de entregas da kiki ), uma linda obra.

No ano de 1989 mudanças tiveram que ser tomadas pois o Studio já estava em um outro nível, nos primeiros anos eles faziam quase tudo sozinhos e quem ajudava apenas recebia dinheiro pela animçao em si na qual trabalhava, a primeira mudança foi a efetivação dessas pessoas. A decisão por trás disso foi do homem que havia se tornado presindente do Studio ghibli, Yasuyoshi  Tokuma, um grande empresário japonês, ele sempre deixou quase tudo nas mãos dos três, mas quando algo de administração muito grande estava envolvida, ele tomava a frente para decidir o que deveria ser feito, com essas mudanças coisas boas estavam por vir e assim foi. A animação seguinte foi Omohide Poroporo(Only Yesterday) que pelo sucesso das outras e por sua própria qualidade acabou sendo a animação mais vista no japão no ano de 1991, um dos diretores que havia sido contratado pelo presidente do Studio uma vez falou que as animações podiam ser definidas por "3às" Alto custo, Alto risco e Alto retorno, com tanta fama e muitas pessoas a mais nos projetos as animações saiam cada vez mais rápido, e antes mesmo que Only Yesterday se concretizasse eles já produziam a próxima obra, chamada  kurenai no buta(porco Rosso) produzido apenas por Hayao por uma divergência de opiniões quanto uma nova sede para o Studio na qual ele queria e algumas pessoas não, isso fez com que ele além de produzir o novo filme tivesse também que fazer a planta da nova sede, no ano de 1992, sai Kurenai no Buta e junta com a nova sede, uma curiosidade que aconteceu com essa animção foi que no japão ela teve muito mais bilhetera que o clássico da disney A bela e a fera.

Com muito Sucesso e agora também bastante dinheiro, eles puderam comprar duas camêras computadorizadas de fotográfia, também pelo sucesso puderam deixar que uma animação fosse dirigída por outro diretor, o mesmo chamava-se Tomomitsu Mochizuki, ele foi responsável pelo filme Umi ga kikoeru(Ondas do Oceano).

No ano de 1994 foi lançado Heisei Tanuki Gassan Ponpoko(Pom-Poko a guerra dos guaxinins) que como de costume foi a maior bilheteria do ano. Em 1995 sai Mimi wo Sumaseba (Sussurros do Coração), ai entrou uma pausa (acredito eu  que precisavam de um descanço), em 1997 sai a animação que levou o Studio Ghbli ao cenário mundial, o nome? Mononoke Hime (Princesa Mononoke) talvez tenha atingído o mundo todo por se tratar de uma  animação que continha bastante computação gráfica. Em 1999 Isao lança a animação Tonari no Yamada-kun (Meus vizinhos os Yamadas).

Em 2001 sai o que talvez seja a maior animação do Studio, acredito eu que 80% das pessoas passou a conhecer o Studio Ghbli por causa dessa animação chamada Sen to Chiriro no kamikakushi ( A viagem de Chiriro). Essa animação foi tão boa mais tao boa que chegou a ganhar o Oscar de melhor animação. Em 2002 o nível "cai" e é lançado Neko no Ongaeshi (O reino dos gatos), já em 2004 outra animação ganha cenário mundial dessa vez Hauru no ugoku shiro (O castelo animado). Em 2006 talvez a mais diferente das animações (por mais que todas sejam diferentes) é lançada  Gedo senki (Contos do terramar). Em 2008 após algumas mudanças na gêrencia sai um filme chamado gake no ue ponyo (ponyo) que teve uma boa repercursão. Dois anos depois como de costume em 2010 eles lançam Karigurashi no arryetyi (O mundo dos pequeninos). Em 2012 Studio Ghibli se pronúncia dizendo que vai lançar a última animação, Kaze tachinu (vidas ao vento) mais um que venceu um Oscar de melhor animação do grande mestre Hayao que no mesmo ano veio a se aposentar, no caso 2014.

Studio Ghibli continua bem vivo e lançará algo nesse ano pela lógica deles de quase sempre lançarem algo de dois em dois anos.


Hotaru no Hak

Espero que vocês tenham gostado e que comentem o que acharam e o que gostariam para os próximos posts.  E lembrem-se que vai ter o parte 2 falando um pouco mais a fundo sobre obra por obra.


(Kaze no Tani no Naushika, 1984),
Kaze no Tani no Naushika, 1984
Kaze no Tani no Naushika, 1984
Kaze no Tani no Naushika, 1984
Kaze no Tani no Naushika, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.