9 de setembro de 2015

Coraline

Yoo how meus tripulantes! Tudo bem com vocês?uhm?

Hoje irei falar de Coraline. Um fantástico livro que virou animação. 

Sinopse: Desde que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em Coraline. Entre por essa porta e acredite no amor, na magia, e no poder do bem sobre o mal.”


“Por alguns momentos sentiu-se totalmente deslocada. Não sabia onde se encontrava, nem estava totalmente certa de quem era. 
É surpreendente o quanto do que somos depende da cama onde acordamos pela manhã, e é surpreendente o quanto isso é frágil.”

O excêntrico livro, Coraline é uma obra do autor britânico Neil Gaiman. Esse fantástico e bizarro “terror infantil” foi publicado em 2003 e rendeu para Gaiman prêmios como Hugo Award e Nebula Award. Um livro repleto de elementos, digamos que bem macabros e personagens “amáveis” e bem assustadores, conta a história de uma garotinha que se muda para um apartamento com os pais e é encorajada e conhecer o seu novo lar, afinal seus pais não davam muita atenção, pois sempre estavam ocupados com o trabalho. Em um dia chuvoso, Coraline encontra uma pequena passagem que saía em um outo “apartamento” habitado por dois seres que disseram serem seus “outros” pais. Tudo parecia um sonho, nesse mundo ela tinha tudo que queria, era um lugar fantástico e o melhor, pais que davam atenção. Mas o que Coraline não sabia era que esse “sonho” iria se tornar um grande pesadelo. Para ficar nesse mundo ela teria  que colocar botões no lugar dos seus olhos bizarro.  Recusando-se, ela tenta fugir da “mulher” que queria arrancar seus olhos. Então Coraline teve que ir enfrentando os perigos e seus medos para conseguir salvar sua vida e de seus pais.


Coraline e o Mundo secreto

Em 2009 é lançado o filme de Henry Selick. Uma bela curta metragem que vale a pena ver. Cada detalhe foi feito a mão, os personagens, cenário os movimentos. Não muito diferente do livro a história continua bem “assustadora”, foi criado um novo personagem o Wybie Lovat que se torna amigo de Coraline Jones que a da uma forcinha no filme e a ocupação dos pais dela foi alterado, mas isso é para deixar melhor os elementos visuais da metragem.  

O filme foi feito em Stop-Motion, uma técnica que simula o movimento por fotografias. Foi utilizado 24 imagens por segundo deve ter dado um trabalhinho danado. A pré produção começou em 2005 e quatro anos depois é lançado essa obra fodástica. Veja abaixo o making-off  do processo de como foi feito e imagine um pouco do trabalho maneiro dessa galerinha.




Personagens do filme






Coraline Jones, personagem principal.






                          



  Wybie Lovat, amigo de Coraline.











Gato preto, parece do mal, mas ele ajuda a Coraline.











A bruxa esquelética,bizarra pra caralho que dizia ser a outra mãe de Coraline e que depois revela querer sugar a sua vida e arrancar os seus olhos e colocar botões no lugar. 










    Outro pai.









Curiosidades

Gaiman começou a escrever o livro para sua filha Holly, que na época tinha apenas cinco anos.

" Comecei a escrever meu primeiro livro infantil há mais de dez anos. Era para minha filha Holly, que tinha cinco anos na época. Queria uma garota como protagonista e gostaria que ela fosse surpreendentemente assustadora. Partir daí para escrever uma história sobre uma heroína chamada Coraline. Achava que a história teria cinco ou dez páginas, no máximo e tinha na verdade, outros planos para o desenvolvimento da trama. Quando as pessoas começaram a lê-la, no entanto, descobri que era uma história de aventuras para as crianças, mas que provocava pesadelos nos adultos. Coraline é o livro mais estranho que escrevi, e o que levei mais tempo para fazê-lo, mas também é aquele do qual mais me orgulho." ~ Neil Gaiman

No dia 27 de janeiro de 2009 foi lançado um game de Coraline baseado no filme, conhecido também como Coraline: The Game. Foi lançado para plataforma de Ps2, Wii e Nitendo Ds. Foi planejado também para ps3, Xbox 360 e Ps Portable, porém esse plano foi cancelado, pois recebeu muitos comentários negativos. O game recebeu muitas críticas..negativas. 



Coraline- Graphic Novel

Em 2008 é lançado Coraline em quadrinhos. Gaiman não participou muito no desenvolvimento da HQ, tanto a adaptação quanto o desenho ( que ficou muito diferente) ficou aos cuidados de P.Craig Russell. Mas Russel, teve todo um cuidado para manter o mesmo espírito da obra de Gaiman, selecionando trechos da obra original , porém, mantendo o foco nas imagens em quadrinhos.



Então é isso galera, espero que tenham gostado, deixem seus comentários, sugestões e até a próxima.

2 comentários:

  1. Grande filme! Parabéns pelo post. Gostaria de aproveitar a deixa, e sugerir que escrevam, se possível, na área de cinema sobre o Tamil Cinema, ou chamado de Kollywood. Amaria. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentario.