28 de abril de 2016

Metallica


Eae Tripulantes! Hoje Eu (Joy) e o Felipe decidimos falar de uma banda muito foda e que por onde passa arrasta uma multidão de fãs. Essa banda é nada mais, nada menos que Metallica!(Ae Carai, aplausos porque os caras são fodas). Como a história desta banda não é nada pequena, tentaremos resumir um pouco. Então continue a leitura e descubra um pouco mais sobre esse maravilhoso grupo.

História e Discografia

Tudo começou no ano de 1981, quando Lars Ullrich anunciou em um jornal chamado The Recycler tentando encontrar músicos para que pudesse formar uma banda. Certo dia um cara chamado James Hetfiel (Apenas um cara muito foda) entra em contato com o Lars, então eles se juntam e decidem formar o grupo. Eles pensaram em vários nomes para nomear a banda quando Lars "roubou" o nome Metallica de um amigo dele que era editor de uma revista. Em 1981 Metallica contava com  James Hetfiel (guitarra base, baixo e vocal), Lars Ulrich (bateria) e Lloyd Grant (guitarra solo). Em 1982 Ron McGovney, entra na banda como baixista e Dave Mustaine como guitarra solo. Ainda no mesmo ano James e Lars viram Cliff Burton pela primeira vez um Show do Trauma. Eles ficaram impressionados com o modo que Cliff tocava, então decidiram convida-lo para juntar-se a eles como baixista ( Mas e o Ron? Ele não era baixista da banda? Sim era. Mas Ron McGovney e James tinham tretado  na época). Cliff tinha recusado o convite, mas um tempo depois ele topou, porém só se eles se mudassem para São Francisco, já que o grupo era de Los Angeles.













Em 1983 terminam de se mudar, mas agora com Cliff na banda. Em New York, James e Lars decidiram tirar Dave Mustaine, falaram que foi pelo excesso de bebidas álcoolicas e drogas. Então para substituir Dave, eles chamaram Kirk Hammett (guitarrista do Exodus). No mesmo ano (1983), eles lançaram o primeiro álbum oficial da banda Kill'em All que no inicio iria se chamar Metal Up Your Ass, mas recusaram, pois acharam um pouco, digamos que grosseiro, porque se traduzirmos isso seria algo como Metal Até a Bunda rs (É..). O álbum não obteve grandes vendas, mas exerceu um papel importante para que a banda ganhasse fãs fieis ao Metallica.



Passou-se um ano e no dia 27 de julho de 1984 Metallica lança o segundo álbum Ride the Lightning (É uma gíria que os presidiários falavam para indicar a pessoa que foi condenada para a morte na cadeira elétrica. Isso explica a imagem da capa) que rendeu 5 milhões de vendas nos Estados Unidos. Esse disco mostra um amadurecimento da banda, composições e instrumentais mais complexos. As passagens acústicas e mais lentas fez com que o Metallica se diferenciasse das outros grupos de Thrash da época.

No dia 3 de março de 1986, eles lançam o terceiro álbum Master of Puppets e o último de Cliff Burton que morreu em um acidente com o ônibus da turnê em 27 de setembro do mesmo ano, próximo a Ljungby, Suécia. O álbum vendeu mais de seis milhões de cópias em 2003, ganhando seis discos de platina pela Recording Industry Association of America.  Este disco é considerado por muitos o melhor da banda, recebendo muitos elogios dos críticos. Também foi colocado em muitas listas de melhores álbuns e foi considerado uns dos discos de heavy metal mais influentes da época. Com a morte de Cliff, eles não sabiam do futuro da banda, mas com o apoio da família de Burton e sabendo que ele iria querer que a banda continuasse os três membros do Metallica, iniciaram uma audição para escolher um novo baixista. Entra então na banda Jason Newsted, que sofreu muitas comparações. Em 87 anunciam a entrada de Jason e lançam Garage Days Re-revisited, com covers de grupos que influenciaram o Metallica.



Em 25 de agosto de 1988, lançam o quarto álbum da banda, ...And Justice For all. Com uma pegada mais obscura, denunciam a injustiça do sistema de leis, omissão da liberdade, guerra , insanidade e o ódio. Ênfase as musicas ...And Justice for all, Harverster of Sorrow e One que  ganha o primeiro clip da banda. Em 1989 é indicado pela primeira vez a um Grammy como Melhor Performance Vocal ou Instrumental de Hard Rock/Metal. O álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias nos Estados unidos

 

No ano de 1991 é lançado o quinto álbum, Black Album no dia 12 de agosto. Devido às mudanças deste disco a banda desapontou alguns seguidores, porém tornou-se o álbum de maior sucesso do Metallica, vendendo 16.040.000 de cópias, isso só nos Estados Unidos,  sendo o disco que mais vendeu no país desde que a Billboard que é uma revista semanal norte-americana especializada em informações sobre a indústria musical, começou a usar Nielsen SoundScan (um sistema que faz todos os levantamentos de vendas de música e vídeo  em todo os Estados Unidos e Canadá) e mais de 30 milhões mundialmente. Em 1992 a banda ganhou o Grammy Award por melhor performance de Heavy Metal.


Em 1996 é lançado Load sexto disco da banda, que novamente recebe critica negativas dos fãs que os acusaram de terem se “vendido à mídia”, pois foi um álbum bem diferente dos outros. Em 1997 lançaram o sétimo álbum ReLoad, com as músicas que não fizeram parte do álbum anterior.

Capa do álbum Load
Capa do álbum Reload














Em 1998 é lançado Garage Inc. O oitavo álbum da banda é de covers e a versão de Whiskey in the Jar (uma célebre canção tradicional irlandesa) que venceu o Grammy Award no ano de 1999 na categoria Melhor Desempenho de Hard Rock. Em 2000 é lançada I Disappear, a primeira música da banda feita exclusivamente para uma trilha sonora de um filme bem famoso de ação, Missão Impossível 2

Em Janeiro de 2001, Jason anuncia sua saída da banda, após 14 anos com o Metallica, dizendo que foi por motivos particulares e desgastes físicos. Mas depois em entrevistas, ele deixa claro que saiu da banda pelas divergências com James, que não permitia que Jason se dedicasse a projetos fora da banda. No mesmo ano (2001), James se interna em uma clinica de reabilitação, para tratar seus vícios com bebidas e outras substâncias. Com tudo isso a banda ficou parada por um ano, foi quando Ulrich e Hammett consideraram a ideia de que Metallica poderia acabar. Um ano se passou e James Hetfield sai da clinica e volta a banda e as coisas começam a voltar aos eixos lentamente. Após dois anos sem baixista, no ano de 2003, anunciaram a entrada do novo integrante Robert Trujillo.

Depois de todos os ocorridos em 5 de junho de 2003 lançaram o nono álbum St. Anger. A produção precária, a falta de solos e o som alto da bateria fez com que os fãs mais antigos criticassem, apontando o álbum como "o fundo do poço da carreira da banda". Esta produção mostra um reflexo do período de turbulência da banda, porém eles recebem uma crítica positiva, de que o Metallica voltou com o som mais pesado. Embora tudo isso, St. Anger, estreou na primeira posição das paradas de vendas de muitos países e o álbum vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2004 a canção St. Anger venceu o Grammy Award na categoria "Melhor Performance de Metal"


Em 12 de setembro de 2008 é lançado o décimo álbum de estúdio. Death Magnetic é recebido com vários elogios quanto à sonoridade e é considerado o álbum como o retorno do Metallica. Foi deixado de lado o estilo de St. Anger e voltaram com a velocidade das canções e o Thrash Metal que não se via desde And Justice For All. É o primeiro disco com a participação do atual baixista Robert Trujillo. Este é o álbum de estúdio do Metallica que pela quinta vez, estreia no número um da Billboard 200 na EUA, tornando a banda a primeira a alcançar um número consecutivo de cinco estreias. 

No dia 31 de outubro de 2011 é lançado mundialmente o álbum LuLu. É um álbum colaborativo entre o cantor e poeta Lou Reed (ex-The Velvet Underground) e o Metallica.

Metallica pelo Brasil

A primeira vez do Metallica foi no dia 7 de outubro de 1989 do ginásio do Ibirapuera . Pensa, um sonho da galera da época que parecia ser impossível virando realidade. Eles vieram ao Brasil para o epílogo da turnê ... And Justice for All, depois de mais de 250 shows pelo mundo.

Passou-se quatro anos e olha quem voltou para o país tropical. Em 1993 Metallica volta ao Brasil para a divulgação do Black Album. Os shows aconteceram nos dias 1 e 2 de maio, no Parque Antártica.

Em 8 de maio de 1999, Metallica volta ao Brasil com parte da turnê The Garage Remains the Same
em promoção da coletânea Grage Inc, uns dos shows ocorreu no Sambódromo do Anhembi.  

No dia 30 de janeiro de 2010 , Metallica pisa mais uma vez em solos Paulistanos no Estádio do Morumbi e  também em Porto Alegre.

No dia 25 de setembro de 2011 Metallica participa do Rock in Rio IV, James como sempre, com sua potente voz, comandou uma multidão de fãs que levantaram seus punhos e cantavam em uma só voz. \m/

Em 2013 voltam novamente no  Rock in Rio, edição V.

Em 2014 Voltam no Rock in Rio VI.

E no dia 1 de setembro de 2015 Metallica volta novamente ao nosso país fazendo um show espetacular, reunindo cerca de 65 mil fãs no Estádio do Morumbi em Sampa, debaixo de uma fina chuva insistente que não deu trégua mas que não atrapalhou em nada a animação da galera.

Integrantes Atuais da banda

 James Hetfield vocal e guitarra da banda desde 1981

Lars Ulrich baterista da banda desde 1981

Kirk Hammett guitarrista da banda desde 1983


Robert Trujillo baixista da banda desde 2003

Ex-integrantes

Lloyd Grant-guitarrista(1981)
Ron McGovney-baixista(1982)
Dave Mustaine-guitarrista(1982-1983)
Cliff Burton-baixista(1982-1986)
Jason Newsted-baixista(1986-2001)

Curiosidades 

Dave Mustaine, futuro criador do Megadeth. Mustaine idealizou o Megadeth depois de ter sido banido do Metallica devido aos seus problemas com álcool e drogas. 


Kirk Hammett entrou para o Metallica quase na mesma época de sua fundação. Kirk foi um dos criadores da banda de thrash metal Exodus.Jason Newsted, antes de ingressar no Metallica, tocou no grupo Flotsam & Jetsam.

James Hetfield precisou ser substituído muitas vezes no palco. Uma foi quando quebrou o pulso e a outra, foi quando James foi atingido por fogos de artifícios em um  show de pirotecnia e teve queimaduras de segundo e terceiro grau. 

O Metallica foi um dos primeiros a tocar em Moscou, Rússia, após o fim da Guerra Fria. O público estimado neste show foi de cerca de 1 milhão.

Para adquirir o Kill´Em All, os brasileiros tinha que recorrer às lojas de discos importados. Na época, um Lp importado chegava a custar três vezes mais do que o nacional. Porém, não foi um grande problema, já que muitas pessoas recorriam à fita cassete para conseguir ouvi-lo.

A música One, do disco And Justice for All.., é baseada no livro Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo. As imagens do clipe dessa música são do filme de mesmo nome, lançado em 1971.

Os integrantes do Metallica já apareceram em duas séries animadas: Os Simpsons e South Park.

Antes de serem famosos, os integrantes do Metallica tiveram diversos empregos. James Hetfield, foi monitor escolar. Ulrich foi jornaleiro e Kirk Hammett trabalhou no Burger King.


A estátua da justiça presente no palco da turnê do álbum "...And Justice For All" ganhou o apelido de "Doris" (continue a nadar BaDumTss) 
         
A capa de "Load" é uma foto composta de sangue bovino e sêmen, intitulada "Semen and Blood III", de 1990, do artista Andres Serrano. E a capa do "Reload", criada pelo mesmo artista, é composta de sangue e urina (erg).
 
No final da canção "Breadfan" por um erro de mixagem, pode-se ouvir uma criança falando: "Mommy, where's Fluffy?"(Mamãe, onde está Fluffy?). Na realidade essa frase não tem nada a ver com a música "Breadfan" e sim com a canção "The Prince" que fala sobre uma menina que tira a vida de seus pais por ter perdido sua boneca. Esse erro aconteceu porque as músicas foram gravadas ao mesmo tempo.     

A mãe de James Hetfield e Cliff Burton faleceram no mesmo dia 27 de Setembro, mas em anos diferentes. A canção "To Live Is To Die" é em memória de Cliff, e "The God That Failed" fala sobre a luta da mãe de James contra o câncer.

O primeiro show do Metallica foi no dia 14 de Março de 1982.     

A música "Creeping Death" é sobre as pragas lançadas sobre os egípcios, inspirada pelo filme Os Dez Mandamentos.          

O anel de caveira do James Hetfield era de Cliff Burton.

A capa do Black Album possui apenas o logotipo da banda e uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira de Gadsden, Don't Tread on Me, é usado como título de uma das músicas do álbum.


Então foi isso galera, tentamos resumir..tentamos, mas esperamos que tenham gostado. Deixe seu comentário, sugestões e quem ainda não curtiu  nossa page no facebook, curta e se ainda não é inscrito no nosso canal do youtube, se increva, afinal sua ajuda é muito importante. Agradecemos a todos e até a próxima, Valeu!