26 de fevereiro de 2015

Boudicca: Rainha dos Icenos

Tripulantes sejam bem vindos. Hoje iremos falar da rainha dos celta, a gloriosa Boudicca que fez um levante de seu povo contra os romanos por volta de 60 d.c. Espero que tenham uma boa leitura.


Jovem, ruiva e alta, uma voz poderosa e impiedosa na Guerra, assim era descrita Boudicca, a rainha dos icenos um povo celta que habitava a atual Grã Bretanha, esposa do rei Prasutagus com quem teve duas filhas.

Segundo registros históricos de Dião Cássio, um dos historiadores romanos, Boudicca era descrita da seguinte forma:

"Boudicca era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multi colorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos."

Bem vamos a uma pequena introdução a cultura celta. Os celtas tinham uma sociedade matriarcal, na qual as mulheres dispunham de um poder bem maior do que as romanas, tanto nas decisões sobre a tribo quanto em seu casamento, pois caso uma mulher não estivesse satisfeita com seu marido a mesma poderia pedir divorcio e se por ventura a mesma quisesse se deitar com outro guerreiro e o mesmo se mostrasse digno por meio de batalha com seu marido, ela poderia se deitar com o propósito de ter filhos guerreiros.  Apenas por esse ponto vemos que as mulheres celtas e romanas eram tratadas de maneira totalmente diferente. E esse choque de ideais fizeram com que a guerra fosse inevitável.


Os romanos anos antes chegaram nas terras do rei Prasutagus e ofereceram o de praxe dos romanos " lhe daremos educação e proteção, e em troca, pague impostos". O rei aceitou o acordo e durante sua vida tudo corria em "harmonia" entre celtas e romanos.


Em seu leito de morte o rei fez um testamento deixando uma parte de suas terras para os romanos tentando fazer com que as terras icenas não fossem tomadas em sua totalidade. Porem foi em vão, pois os romanos comandados por Cato Deciano, se apossaram dos tesouros e terras icenas, alegando uma divida do rei com o governo, a qual só seria paga com todo o tesouro e terras icenas, ignorando totalmente o testamento do rei.

Boudicca tentou protestar junto ao seu povo, porem em vão, foi humilhada em praça publica, sendo amarrada e açoitada, suas filhas foram estupradas por centuriões. A rainha então fez um levante contra as tropas romanas, unindo povos celtas da região, unindo aproximadamente 100 mil guerreiros entre homens e mulheres.


A primeira batalha foi contra a cidade Camulodunum (situada no Leste da Inglaterra), a batalha foi sangrenta, porem fácil para o povo celta que com um numero maior e um ataque surpresa, fez com que poucos romanos sobrevivessem, nesse momento para se vingar de sua humilhação e de suas filhas, mulheres foram abertas com cortes que seguiam da vagina ate suas bocas, feitos por facas enquanto ainda estavam vivas, também foi enviada uma caixa contendo órgãos sexuais de alguns dos centuriões mortos em batalha ao governardor Gaius.

 O governador Gaius ao perceber que perdia a batalha para o povo celta, que sem nenhuma disciplina vencia de seus soldados e centuriões, se aterrorizou pois nem pedindo aos deuses conseguia vencer, fugiu para a cidade de Londinium (atual Londres), o próximo alvo de Boudicca.

Antes de todas as batalhas a rainha sacrificava um coelho, o qual libertava o mesmo em direção dos romanos e assim que o sangue do animal fosse derramado, a deusa Andraste libertaria sua fúria lutando juntamente com os guerreiros celtas.

 Chegando a Londinium Boudica encontrou apenas velhos guerreiros e alguns civis, os quais não suportaram a fúria de Boudicca e foram chacinados. A cidade de Londinium foi queimada inteiramente, chamas que duraram três dias e três noites, alguns dizem que as cinzas da cidade se uniram a terra, tornando-se em uma terra negra que esta abaixo da atual Londres ate os dias atuais.

Seu próximo alvo a cidade de Verulamium (St. Albans – situada ao sul do condado de Hertfordshire), fazendo com que mais uma vitória fosse contabilizada para os celtas e sua rainha.

Um ponto interessante e importante de se observar é que os celtas levavam suas famílias durante as batalhas, ao contrario dos romanos que deixavam suas famílias na cidade e seguiam para batalhas.


A próxima batalha de Boudicca foi na cidade de Watting Street, os romanos com 10 mil soldados apenas contra 100 mil celtas, número que só aumentava após cada vitória do exercito de Boudicca.

Porem nesse momento a disciplina na guerra e o fato de que os celtas levaram seus familiares para a guerra fizeram a diferença, os romanos atraíram os celtas para um terreno que era favorável a táticas de guerra romanas, então atacaram diretamente os familiares dos guerreiros celtas o que desfez a formação facilitando o ataque romano, que dizimaram as tropas celtas.

Perdas de ambos os lados porem 80 mil celtas e apenas 400 romanos. Nesse momento a lenda se divide em duas uma diz que a rainha Boudicca morreu durante a batalha tendo o seu corpo sepultado por seu povo (o que acho difícil pois provavelmente o corpo seria levado como um troféu pelos romanos). Temos outra versão na qual a rainha Boudicca fugiu para o seu reino onde se matou envenenada e sendo enterrada onde hoje fica a plataforma da estação Reis Cross.

Na Inglaterra vitoriana a rainha Vitoria foi comparada a rainha Boudicca, pois era necessário conquistar a confiança de seus povo e nada melhor que se comparar a uma figura histórica forte.
Na cidade de Londres temos uma homenagem em sua honra uma estátua próxima ao Big Bang.


Vlw espero que tenham curtido a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.