29 de junho de 2016

Cinema Indiano

Eae galera. Hoje, trago a vocês a pedido de uma leitora do blog, algo diferente, interessante e que poucos aqui no Brasil devem conhecer. Iremos falar do cinema Indiano e esperamos que curtam conhecer sobre esta maravilhosa indústria.








Fui em busca de conhecer mais sobre o país para poder entender melhor sobre o cinema indiano.  Então para não nos confundirmos a indústria cinematográfica Indiana tem suas indústrias regionais, por ser um país com muitas línguas. São duas línguas oficiais o híndi e o Inglês, porém só para termos uma ideia, de acordo com o censo indiano de 2001, tinha 29 línguas diferentes e dessas línguas foram registradas um milhão de falantes nativos cada um e 60 línguas registradas mais de 100 mil falantes, fora as outras centenas de línguas, lembrando que todas são diferentes e são ''reconhecidas" oficialmente no país. MAS, apenas os maiores grupos linguísticos são incentivados na indústria do cinema, sendo eles o híndi, tamil, telugu, bengali, marathi, kannada e malayam.

Bollywood (Cinema Híndi)

Bollywood fez 100 anos em 2013 e o seu primeiro filme ''Raja Harischandra'' estreou em 3 de maio de 1913. A indústria híndi é o maior no cinema indiano em questão de lucros e popularidade. Bollywood é uma junção de Bombaim, que é um antigo nome de Mumbai, uma cidade onde se encontra a indústria e Hollywood, a famosa indústria cinematográfica americana. E se você vir alguém usando este nome para designar todos os cinemas indianos lembre-se que é errado, pois o termo é usado apenas para o cine da língua híndi. Os filmes do Bollywood são na maioria musicais, como a maior parte dos filmes indianos, na Índia o sucesso do filme depende dos números musicais. O cinema híndi tem sido criticado porque é visto como uma violação dos valores culturais indianos e pelas discussões de temas controversos. O cinema indiano contribui muito para o aumento de pessoas que entendem a língua híndi, fora que também eles estão colocando bastante a língua inglesa nos filmes. E o que  Bollywood tem? Tem brasileiro no meio? Tem! A belíssima Bruna Abdullah. A gaúcha reside em Mumbai e é conhecida pelo o papel Giselle no filme de Punit Malhotra "I Hate Luv Storysmas", mas ficou famosa como apresentadora de TV na Índia.
      
I Hate Luv Storys
Bruna Abdullah








Kollywood (Cinema Tamil)

O cinema kollywood é a terceira maior em questão de popularidade e lucro, ficando atrás do cinema hindi e telugu. Kollywood é a junção de Kodambakkam (onde está localizada a indústria) e Hollywood. Várias atrizes de Bollywood estrearam em Kollywood, um exemplo é a linda Aishwarya Rai (é a grande atriz de Bollywood) que estreou no filme Iruvar.  A indústria tamil representa 1% do PIB do estado de Tamil Nadu. Os valores de produção cresceram de 4 milhões de rupias (moeda oficial da Índia) em 1980 para 110 milhões em 2005.

   
Aishwarya Rai
"Iruvar" - Filme que Rai estreiou em Kollywood



















Tollywood (Cinema Telugu)
Yaragudipati Varada Rao

O cinema Telugu fica atrás apenas do cinema híndi. Yaragudipati Varada Rao foi ator e diretor e dirigiu os filmes mudos, Pandava Nirvana (1930), Pandava Agnathavaas (1930) e Hari Maya (1932), Rao é uma importante personalidade do cinema Telugu. Bhakta Prahlada foi o primeiro filme sonoro do Tollywood. No começo os filmes sonoros telugus eram quase todos sobre mitologia. Em 1936 o primeiro filme que não era sobre histórias mitológicas, "Premavijayam" foi feito por  Krittiventi Nageswara Rao. Inicia então uma nova fase do cinema Telugu, aumentando o número de temas. Alguns temas passaram a ser o sistema feudal, a intocabilidade e o casamento de viúvas.



Cinema Bengali

2 de maio de 1921 – 23 de abril de 1992
A história do Bengali é desde a década de 90, quando ocorreram as primeiras projeções em Calcutá. Uma década se passou, as primeiras obras foram lançadas por Hiralal Sen, quando o mesmo fundou a Royal Bioscope Company, que fazia cenas de várias encenações teatrais populares do Star Theatre, Minerva Theatre e Classic Theatre. Depois de alguns anos, após o trabalho de Hiralal Sen, Dhirendra Nath Ganguly, implementou em 1918, a Indo British Film Co, a primeira produtora Bengali. Porém Billwamangal (Cinema Mudo) foi o primeiro longa-metragem, produzido em 1919, pelo Mangal Theatre e o primeiro filme  sonoro foi Dena Paona. Os filmes do cinema Bengali costumam estar entre os preferidos do júri dos prêmios nacionais de cinema, na maioria dos anos sem exceção. Alguns nomes com destaques no cinema Bengali estão Kishore Kumar, Mithu Chakraborty, Uttam Kumar, Soumitro Chatterjee. E não posso deixar de citar Satyajit Ray, um cineasta Indiano que é lembrado como uns dos grandes diretores do cinema no século XX e veio de uma família proeminente do mundo das Artes e letras. O primeiro filme de Satyajit Ray foi Pather Panchali, que ganhou 11 prêmios internacionais, incluindo o "Melhor documentário humano" no Festival de Cannes (Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acorre todos os anos, em maio, na cidade francesa de Cannes). Satyajit ganhou vários prêmios importantes em sua carreira, como 32 prêmios nacionais de filmes da Índia, muitos prêmios no Festival Internacional de Cinema e um Oscar em reconhecimento ao seu trabalho em 1992.

Cinema Marathi

13 de Abril de 1890 - 19 de Janeiro de 1960
O cinema Marathi é a mais antiga e uma das indústrias cinematográficas pioneira da Índia. Dadasaheb Torne (Conhecido como pai do cinema Indiano) produziu o primeiro filme mudo indiano, Shree Pundalik. Mais para frente Torne produziu alguns sonoros em Marathi. Fizeram até um prêmio em homenagem Dadasaheb Torne, prêmio que é muito desejado, o “Prémio Dadasaheb Phalke”. Os anos 40 e 50 foram épocas clássicas do Marathi, porém com a ascensão do Cinema Bollywood (Cine hindi), o cinema Marathi, infelizmente entrou em declínio nos anos 80 e 90. MAS, depois de um tempo ele começou a reviver, com alguns filmes como Shwaas, que recebeu a nomeação oficial ao Oscar em 2004, Pak Pak Pakaak, recebeu o troféu Swarovski em Singapura em 2005, Uttaraayan, Aga Bai, Arecchaa, Shubhamangal Saavdhaan, e Saatchya Aat Gharaat.


Sandalwood (Cinema Kannada)

O primeiro grande sucesso do cinema Sandalwood foi uma adaptação de uma peça de teatro da companhia Gubbi, escrita por G. V. Iyer. Os filmes do cinema kannada ficaram mais populares depois de produções como Jogi (2005) e Mungaru Male (2007).


Cinema Malayam


Os filmes do cinema Malayam são conhecidos pela sua natureza artística e frequentemente presentes na entrega de prémios cinematográficos nacionais. A indústria cinematográfica Malayam também é conhecida como sendo a mais conservadora da Índia, apesar de ter tido uma fase liberal nos anos 80.

 Curiosidades

- Em 1930, a Índia já produzia em torno de 200 filmes por ano. Porém foi somente em 1990, que o cinema local deu o grande passo para ser o que é hoje: a maior indústria cinematográfica do mundo.

- A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo, produzindo 1.000 filmes por ano e o EUA 650. Hollywood atrai 3,6 bilhões de pessoas a cada 12 meses, Bollywood atrai 3,8 bilhões. Mas ainda sim Hollywood é a mais lucrativa, tendo 60%  da renda do cinema mundial.

- A maior arrecadação do cine indiano foi em 2009 com o filme "3 idiotas", faturando US$ 80 milhões.



Isso é tudo galera, deixe seu comentário, sugestão e se é novo por aqui, não se esqueça de curtir a nossa página no facebook, até a próxima. Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.