Olá tripulantes! Depois de muito tempo, trago uma postagem sobre mitologia
(que deveria ser o assunto principal do blog mimimi), dessa vez, egípcia.
Espero que gostem do post, boa leitura ^^
~
Hórus era originalmente o deus do céu, filho de Ísis (deusa do amor) e Osíris (deus da vegetação e da vida no além). Derrotou Seth (deus da traição, da violência e da inveja), o assassino de seu pai, e se tornou o rei de todo Egito; usava uma coroa branca e vermelha, que representavam, respectivamente, o Alto e Baixo Egito.
Era considerado a encarnação d Rá na terra, o princípio do fogo, representado com o corpo de um homem na cabeça de um falcão. Durante a luta contra Seth, Hórus foi ferido no olho esquerdo, a qual o substituiu por um amuleto de serpente, que ficou conhecido como o "Olho de Hórus".
Seus olhos eram a representação do Sol e da Lua (respectivamente direito e esquerdo), sendo o direito uma representação de informação concreta, factual, que é controlado pelo lado esquerdo do cérebro. Lidando com as palavras, letras, números, ou seja, seria o lado mais "racional" do ser humano, e abordando o universo de um modo masculino. O lado esquerdo, o ferido, representava a estética, pensamentos e sentimentos, e também a intuição, abordando o universo de um modo feminino, ou seja, seria o lado "sentimental" do ser humano.
É importante lembrar que o Olho de Hórus não é o mesmo que o "Olho que Tudo Vê" ou "Olho da Providência".